quarta-feira, setembro 26, 2007

Antologia Poetas Independentes

Enfim, o "nosso rebento" saiu. Dia 28/09 haverá tarde de autógrafos na Fliporto - em Porto de Galinhas/PE.
Eu não estarei por lá, única e tão somente porque tínhamos férias programadas a partir de amanhã e uns ventos decidiram me levar a outras paragens...
Parabéns, PI. Vida longa.
Agradecimento especial a Cláudia Cordeiro, Clóvis Campêlo, Conceição Pazzola e Tânia França , pela dedicação e carinho.
Sílvia Câmara

Transcrevo abaixo o pronunciamento de Clóvis Campêlo, nosso querido moderador do grupo.

O Grupo Virtual Poetas Independentes, do portal Yahoo, foi criado, em março de 2006, com a finalidade de possibilitar um intercâmbio entre poetas, escritores e quaisquer outras pessoas interessadas em literatura. Conta hoje com mais de 70 associados espalhados por diversos Estados do Brasil (Bahia, Brasília, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins) e até mesmo do exterior (Açores e Moçambique).

Nesse ano e meio de convivência literária, o grupo cresceu em número, fraternidade e exercício poético, decidindo saltar do espaço virtual da grande rede para as páginas de um livro. Essa decisão resultou numa Antologia, com a participação de quinze poetas, a maioria estreante em livros.

Entre os participantes, a presença do consagrada e premiado Alberto da Cunha Melo - http://www.albertocmelo.com/ - poeta pernambucano da Geração 65 e vencedor do Prêmio Poesia 2007 da Academia Brasileira de Letras, com o livro O Cão de Olhos Amarelos, e de Luiz Guimarães, médico, músico e compositor renomado, que desenvolveu os seus dotes poéticos dentro do grupo.

A Antologia conta ainda com a participação ativa e especial de Cláudia Cordeiro, editora dos sites Plataforma Para a Poesia - http://www.plataforma.paraapoesia.nom.br/ - e Trilhas Literárias - http://www.trilhasliterarias.com/ - responsável pela criação e arte do trabalho gráfico das capas.

Quem prefacia a Antologia é Ermelinda Ferreira, que a despeito do seu currículo acadêmico - é doutora em Letras - pulula brilhantemente com seus ensaios na grande teia a acredita que "A escrita digitalizada, em ambiente de ligação em rede, goza da mesma prerrogativa da fala, isto é, do estatuto do direto, do atual, do simultâneo, simulando assim a natureza presencial da voz. Goza também da prerrogativa do dialogismo, esse caráter reticular da comunicação que arrasta a escrita num movimento de dissolução dos corpos, propiciando a confluência de espaços diversos num mesmo tempo".

A ela e todos, especialmente a nossa organizadora, Tânia França, que tornaram possível este salto da rede virtual para as páginas do livro, nosso muito obrigado. Aos demais, o convite para que participem do Grupo Virtual Poetas Independentes - http://br.groups.yahoo.com/groups/poetasindependentes.

Depois de um pré-lançamento na Festa do Livro, no 5º Festival Recifense de Literatura, a Antologia será lançada na Fliporto, na tarde do dia 28 de setembro.

O livro também poderá ser adquirido através do site da Editora Livro Rápido - http://www.livrorapido.com.br/.

Clóvis Campêlo
Poeta e Moderador do Grupo
http://cloviscampelo.blogspot.com/
Recife, 2007

Um comentário:

Rejane (Mel) disse...

Denuncio PLÁGIO de poesia minha por Vilma Abubua no livro editado por vcs.

Minha poesia "Morango" de livro honônimo, publicado em 2003! foi alterada, plagiada e renomeada para Desfrutar.

Medidas judiciais serão tomadas!!